sábado, 12 de setembro de 2015

SuperCidade


"Quando eu era criança pequena lá em Barbacena", eu adorava quando, nos (poucos) filmes que existiam naquela época sobre Super-Heróis, a primeira cena mostrava, ao longe e em cena estática como num cartão-postal, o contorno da cidade do poderoso justiceiro com o respectivo nome embaixo - e isso era, por si, uma fotocópia escancarada do comecinho de Batman (1989), o grande responsável por alavancar aquele pequeno fenômeno de "filmes de heróis" do comecinho dos anos 90 (Dick Tracy e O Máscara nos cinemas, The Flash na TV etc.). Bom, na verdade, nunca sequer fui a Barbacena: é só jeito de falar de "priscas eras", aproveitando um jargão de um falecido comediante de um antigo programa humorístico da TV... de quando eu era pequeno!

Mas a ideia de ter uma origem numa Cidade realmente sempre me disse muito - afinal, nos Quadrinhos, sempre foi assim: Batman cuidava de Gotham; Super-Homem, de Metrópolis; Flash corria em volta de Central City; Lanterna Verde amava Coast City (ficando nas fictícias); o Quarteto Fantástico e os X-Men, se não estivessem numa missão interplanetária, eram os heróis de Nova Iorque (enfim, uma cidade real)... E como eu sigo Super-Herói, a contar, em meus diários, o dia-a-dia de uma SuperFamília espetacular, nada mais justo do que ter o meu rincão para proteger - mesmo que tal "proteção" esteja mais para o sentido afetuoso da palavra do que para as cenas de ação dos filmes de heróis das HQs!

Afetuoso porque nem sempre ter um peito de aço e voar ou se lançar por entre arranha-céus a combater o crime são a única forma de se proteger uma localidade, bem como os seus moradores - até porque o primeiro é realisticamente impossível e o segundo, nesta Cidade, é complicado, com os limites de 15 andares para os poucos prédios mais altos (e concentrados numa pequena região do mapa)! Assim, o conservar sua memória, no amor aos detalhes da sua cultura secular e do seu povo valoroso e criativo, passeando por suas ruas estreitas e mostrando os seus tesouros desde os tempos de namoro (com a hoje Mamãe) até os dias atuais, com a Filha a coletar dados in loco para a pesquisa da escola, não deixa de ser uma preservação do lugar onde nascemos - e quem preserva, protege!

Assim, bem maior do que Barbacena - ela tem uma cara de "cidade pequena", mas ainda é a capital do Estado -, porém infinitamente mais recatada e modesta que Gotham City, a "grande ilha" de São Luís mereceu os parabéns pelos seus 403 anos comemorados no último dia 8! Sim, ainda há´inúmeras injustiças - o "vilão" por estas bandas sempre foi outro, o político, mais particularmente uma espécie de Lex Luthor bigodudo que mandou e desmandou por aqui, fazendo muitas maldades impunes nos últimos 50 anos... Ainda há muitos problemas a resolver (trânsito, ocupação desordenada, desigualdades sociais)... Mas passear por ela tão bem acompanhado, tal qual naquele mágico 8 de setembro de 2010, quando a SuperFilha dava a sua primeira "voltinha oficial" pelo Centro Histórico aos 4 meses (com as ilustres companhias do Vovô Lito e da Vovó-Dinha), agora a contar as histórias dos telhados laranja, dos casarões com pórticos coloridos e janelas sem-fim e dos azulejos nos sobradões de imensas escadarias, não tem preço!

E, num tempo em que as mega-hiper-superproduções cinematográficas sobre Super-Heróis já viraram uma realidade por vezes cansativa, nada melhor do que, agora, ensaiar os primeiros passinhos dos mais novos super-seres da casa: assim, o SuperFilho - que está mais para uma combinação de Hulk com Homem-Aranha nos últimos tempos - e a SuperFilhotinha - que, sendo a cara da Anne Hathaway, lembra a nova Mulher-Gato dos cinemas em versão short e fofinha -, logo, logo, estarão desbravando esse chão onde o seu SuperPai nasceu, a descobrir suas origens e entender um pouco mais dos seus latentes "superpoderes de proteção" - tradição na família há muito tempo e garantia de preservação da cidade por mais séculos e séculos para o futuro...

Seguidores

 

Diários do Papai Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez