sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

"De-Dééé..."


– Paaa-paaaai...
– De-dé...
– Paaaa-paaaaai...
– Da-dáá...
– Tu achas mesmo que ela vai falar "papai" antes de "mamãe"?!

Minha Filha ainda não fala, apenas "conversa" ocasionalmente, sempre reagindo a tudo em sua volta, volta e meia chegando a combinações do tipo "da-dá" ou "de-dé"... Por isso tento aproveitar a fonética focada para o "a" em "papai" e finjo, de vez em quando, que sua primeira palavra já surgiu "– Vocês viram só?! Ela falou 'papai'!", mesmo sabendo que tudo não passava de mais um "dá-dááá"... Já cheguei até a brincar que se tratava de um bebê bilingüe e ela já se referia a mim em Inglês, com seu "daddy, daddy"...

Mas nós falamos por ela e conversamos sobre os mais variados assuntos, sempre com ela participando ("Ááááá... Ééééé... Dééé-dééééé...")! Eu, em especial, que até canto para a minha menina dormir, sempre mantenho com ela os mais variados diálogos: os sonhos do Papai (lançar meus livros por uma editora nacional – e, quem sabe, ver a observadora Filha também virar uma escritora, e muito melhor, tão observadora que é!), que, por sua vez, passam pela eterna amizade que quero ter com ela (ela já é minha melhor amiga... – sem dúvida, nosso maior amuleto sempre será a união!); os sonhos bons advindos de obras maravilhosas, que quero tanto lhe mostrar (sambas, bossas e chorinhos antigos, cheios de melodia de uma época maravilhosa; livros cheios de fantasia, como os da série O Senhor dos Anéis e os do Monteiro Lobato; e aquelas adoráveis e clássicas animações da Disney, DVDs com que já loto suas prateleiras numa espécie de "pré-coleção"...) e os sonhos ruins de que queremos fugir (as perseguições estranhas de alguns pesadelos do Papai e os sustinhos que acordam a filhinha no meio da noite no bercinho, para onde corre o SuperPai ao resgate: afinal, um super-herói não tem medo de nada!)... Enfim, mostrando a beleza e a graça da vida e de um mundo cheio de regras e de obstáculos que ainda vêm pela frente, sobre os quais ela vencerá com a força de Deus e de seus amados e amigos pais, com a responsabilidade de uma menina que sempre nos encherá de orgulho (já até falei para ela de uma frase de que gosto muito: "Ao chegar, dê boa noite; ao sair, apague a luz"!)...

Mas gosto mesmo, nas conversas com minha menininha, é de provocar a Mamãe, que sempre está por perto, sobre o fato de que o nome "papai" virá primeiro naquela linda boquinha:"– 'Tá vendo, só, Filha, como Papai é bacana?! Brincou com você a tarde toda, comprou esse brinquedinho lindo hoje... Por isso, meu amorzinho, neste você pode confiar! E não se esqueça destes momentos mágicos na hora de dizer sua primeira palavra... Que será 'Pa-paaai'!"... Ao que ela responde, num breve gritinho, sem pestanejar:

– Dééééééééééé!


Esta foi a forma carinhosa de responder, sem sair do tom do blogue, às "regras" do selinho (ao lado) que, carinhosmente, foi-nos ofertado pelo Vamos Preservar (veja lá as regrinhas de como participar!), da Carol M, uma antenada mamãe preocupada com o meio-ambiente! Para indicar mais blogues, cito os seguintes: o divertidíssimo Lulu não dorme; os lúdicos Tutitati e Inventando com A Mamãe; os sempre cheio de novidades Blog da Clauo, Retrato Falante e Pep e Gui; e para os cheios de sentimentos Transmimentos de Pensações e A Nossa Alegria

18 comentários on ""De-Dééé...""

Di on 29 de janeiro de 2011 20:28 disse...

Gostei muito, bastante original, adorei!

Aqui a primeira palavra foi dadá.. e ai, afinal, o que ou quem era dadá? Um dia levei minha filha ate a escada que leva ao quarto dos meus pais e ela, no mesmo tom que eu uso, grita chamando sua avó "dadá!"
Que mamãe ou papai nada, a primeria a ser chamada foi a vovó mesmo! (que secretamente ficou feliz feliz!)

Marina Queiroz on 30 de janeiro de 2011 12:34 disse...

Olá SP
Muito legal o post. Uma forma diferenciada de responder as regrinhas básicas dos selinhos.
Olha, enviei os mimos da Filha na quarta-feira. Até sexta deve estar chegando. Espero que gostem e aumentem aí a coleção de preciosidades para a posteridade.
Um super beijo na família!

Chris Ferreira on 31 de janeiro de 2011 00:23 disse...

Oi SP,
com tanta dedicação de pai acho que a primeira palavra vai ser papai sim e a mamãe vai ficar super orgulhosa da filhona e do pai dedicado.

Muito obrigada pelo selinho. Vou postá-lo em breve.

Acabei de chegar de féria e já vim matar as saudades do blogs amigos.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Chris Ferreira on 31 de janeiro de 2011 00:25 disse...

Ah, já estou na fila para comprar os seus livros e ainda gahar um autógrafo.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Kcau-Coisa de Garotos on 1 de fevereiro de 2011 14:51 disse...

Ah criatura!!! Sabe que as criatudo aqui tiveram a pachorra de dizer papai da primeira vez. O pai aproveitou e tripudiou sobre meu queixo caído. Mas no fim das contas, eu achei muito lindo.
Bjocas

Vanessa e Enzo on 2 de fevereiro de 2011 11:23 disse...

Haha aqui em casa Mamamã foi a primeira palavrinha. Em compensação hoje só escuto mamã quando a situação está mesmo feia (sono chegando de maneira arrebatora, dodói, manha...). Mas desejo sorte a ti e que o De- déé vire logo o teu tão sonhado Pa - paiii rs
Obrigada pela visita ao blog. Quanto aos brinquedos, queria só esclarecer que não guardo por querer, mas meu guri tem a disposição 2 totokas, 2 tico ticos e eu moro num apertamento, se ele ainda nem usou tudo isso e aquele carro ocupa quase a minha varanda inteira vc consegue realizar o caos?
Delícia maior ainda quando ele pede pra estacionar todos lado a lado.
Nem ele consegue espaço hauhauhauhauahua
Mas enfim... faz parte.
=)
Bjks pra vc e pra filhota!

Tuka Siqueira on 2 de fevereiro de 2011 14:36 disse...

Realmente a fonética de alguns sons produzidos pelos bebês induzem os papais à essa doce ilusão, de que conseguirão dizer papai antes de dizer mamãe. Mas sinto muito lhe informar que a palavra mãe já é dita desde o primeiro resmungo. Claro que ninguém ainda entende que ele/ela está chamando a mamãe, mas a mamãe certamente entende. E o amor e o vínculo que há entre mãe e bebê é muito, muito mais forte do que palavras podem dizer.

Desculpe, só queria implicar um pouquinho....

Abraços

.Mone on 2 de fevereiro de 2011 17:38 disse...

É uma fase muitodeliciosa mesmo, acredita que estou vivenciando com Guilherme esta fase desde os 2 meses?
E concerteza eu faço o maximo para não mimaro Pedro, acho até que tenho sido dura demais.
Tenho mesmo que me preocupar com as avós.
Não entendi, o selinho também é para mim? É que não vi a indicação, é este do post mesmo, o do vamos preservar?

Geovana Centeno on 2 de fevereiro de 2011 17:42 disse...

Pois é SP o teu selinho foi parar no meu recebi com regras hehehe...tu ja conhecia o meu blog, nos tinhamos o mesmo layout hehehe, só agora eu tenho um só meu kkkkk...

Pois é aqui em casa o caio falou "aba" primeiro que mamae e papai mas depois foi "papai" pra minha tristeza e felicidade hehehe...beijos na filhota e muito obrigada pela visita.

Ju on 2 de fevereiro de 2011 19:44 disse...

Brigadão pelo selinho!!!!!!!!!!
beijo da Lulunãodorme

Claudia on 2 de fevereiro de 2011 20:16 disse...

Ola SP!!
Eu adorei o mimo!!Super obrigada.
Vou postar logo, logo.
Imagino calor aí...
Estou sempre por aqui tbe.
Seus posts são ótimos, meu caro!
Bjks

http://misturao.blogspot.com/

Débora on 3 de fevereiro de 2011 06:23 disse...

Olá Super Pai
Vim agradecer e retribuir a visita e o comentário lá no Amar ser mãe... Peço desculpa a vc "homem paciente", pois acho que o título generalizou mesmo... "colocou todos os machos no mesmo saco" ! Mas se vc leu com atenção, na última parte do post, disse que toda regra tem exceção e que, graças a DEus, e para sorte de algumas mulheres, ainda há homens como vc... Olha, mas ainda continuo achando que é uma minoria, viu ? rrsrsrsrs... Gostei muito do seu cantinho... e quanto à fala da sua pequena, espero que ela lhe satisfaça logo com um sonoro "papá". AQui em casa, foi assim. O "papá" veio muito primeiro... só muito depois, meu filhote começou a dizer "mamã". Mas não associava a palavra a mim e vivia me chamando e ao pai de "papá". Era muito engraçado ! Comecei a ensinar-lhe a diferença.... DEpois virei "mãpá"...rsrsrsr e agora sou mesmo chamada de "mamã"... É tão bom ouvi-los nos chamando... vc vai ver ! Um grande abraço ! E apareça por lé sempre que quiser....

Paula Dini on 3 de fevereiro de 2011 08:46 disse...

hahahaah não se preocupe pois a primeira palavra será mamã!!!! hehehe
vi que vc passou la no meu blog, e eu realmente ja ouvi falar nesse Paul Dini, deve ser meu tio!!!
Quanto à minha dieta com viagem não rola mesmo,mas agora vou com gás total. Que Deus me ajude!!! heheh

Claudinha ੴ on 3 de fevereiro de 2011 20:47 disse...

Ah... Obrigada pelo selinho e pelas palavras carinhosas!
Aqui em casa foi 1 x 1. Meu BB falou mã mã muiiiito cedo. Mas minha BBzinha, aquela ingrata, falou Babai primeiro! Mas tudo bem, elá só ficava no meu colo! Quando ele apegava, desabava a chorar, hahahaha.
Saudades destes tempos que já se vão longe... Curta muito, que passa depressa e quando a gente vê já está sendo chamado de sogra...
Beijão!

Tutitati on 4 de fevereiro de 2011 07:14 disse...

Adorei a visita e o comentario... obrigadaaaaaaaaaaaaa!
só estou com dúvida sobre o selinho. o que preciso fazer?
Quanto a falar... lembro bem desta expectativa.
hj meu filhote está com 4 anos e fala, mas fala mesmooooo sem parar... kkkkk
bjs

Lilian Amorim on 4 de fevereiro de 2011 09:29 disse...

Oi querido.
Tarefa cumprida :)
Logo, logo vc ouvirá o tão esperado "papai" e tenho certeza que irá se emocionar um montão :)

Um super beijo

Thatyane Siqueira on 7 de fevereiro de 2011 14:17 disse...

Olá super papai!

Conheci seu blog através da lista de Blog's da Lilian e adorei!

Muito bom ver o "outro" lado contando as suas experiências! Tão difícil ver papais neste mundo dos blog's...

Estarei sempre acompanhando e tomei a liberdade de coloca-lo na minha lista também!

Sílvia Renata on 8 de fevereiro de 2011 08:33 disse...

Olá...
Kkkk aqui foi a mesma coisa, qqr som emitido pela boquinha do Edu, e o maridex todo orgulhoso ja dizia que era PAPAI kkkk
Ele favou bibi primeiro, BÓ (vó) e memeim kkk oba mamãe saiu primeiro, mas em compensação Paieeeeeee é a primeira coisa que ele grita assim que acorda e o que ele mais pronuncia ao longo do dia... fofo...
Abraços - obrigada pelo super-comentário ref ao meu segredinho... vc tem toda razão...

Seguidores

 

Diários do Papai Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez