quinta-feira, 10 de março de 2011

"Foliã-Menina-Mulher"




Nunca fui grande folião, apesar de minha mãe ter sempre insistido em me levar para as vesperais de minha infância nos clubes de minha cidade: ela, sim, uma foliã convicta, cria que folia se passasse com os genes... Alguma coisa deve ter saído errado, pelo visto: tirante uma ou outra noite de carnaval no fim da minha adolescência, só costumo acompanhar o reinado momesco à distância e pela televisão...

O engraçado é que a Vovó nunca desiste e, assessorada pela Mamãe, fizeram que fizeram e acabaram por fantasiar a Filha na moda da "estação" – surge um "misto de colombina e palhacinha" no capricho:

– Filho, encontrei uma linda roupinha para a minha fofinha: é uma sainha de babadinhos azuis, com suspensórios, um bustiê douradinho e uma fitinha com lacinho para a cabeça! Pra completar, tô inventando um chapeuzinho em forma de cone, de papelão mesmo, que vai fechar a fantasia dela para o carnaval!

Nem preciso dizer que, apesar de minha mãe ser uma foliã de carteirinha, nem mesmo ela, em sã consciência, aprovaria levar a Filha para os blocos de sujos na rua (por aqui, além da cachaça no ar, costuma-se jogar amido de milho – a popular "maisena" – entre os brincantes): com o quase completo fim dos clubes recreativos locais (os poucos que restam só realizam alguns bailes noturnos especiais durante o pré-carnaval), o melhor a fazer mesmo é manter a pimpolha longe da agitação conglomerada... Pelo menos por enquanto, até se ter a certeza se ela será ou não imune aos genes carnavalescos da "Vovó-Dinha" como eu venho sendo... E, ao invés de cantar o divertido "hino" da Carmen Miranda, cante algo como "Mamãe eu quero... viajar pra cair na folia e voltar só na quarta de cinzas"!

Mas a fantasia fez mesmo surtir os primeiros efeitos da festa maior brasileira em minha pequenina: ela adorava a roupinha sintética (pouca, o que é mais aconselhável para crianças pequenas, especialmente em terras como a de cá, com muito calor!), colocada a cada saída nossa – e acabou que a folia dela (e, logicamente, a de seus pais) foi aproveitar os três dias de feriadão para visitar as avós e uma amiga desgarrada... E viva os Clubes da Luluzinha: afinal, além deste universo blogueiro virtual sobre a filharada ser dominado pelas mulheres, ontem foi o Dia Internacional delas – e minha mulherzinha não poderia deixar de fazer a festa entre suas iguais!

Hoje é quarta-feira de cinzas e, mesmo não sendo um fanfarrão, penso com certa melancolia nos meus antigos carnavais onde, mesmo já com muitas mudanças, era mais valorizada a brincadeira sadia do carnaval! Uma pena coisas gostosas como as marchinhas inconseqüentes aos poucos terem sido substituídas pelos modismos sem conteúdo e cheios de duplos sentidos... Mas, no fim , até o Papai caiu na brincadeira: se confetes e serpentinas (e muitas outras coisas...) ainda não são aconselháveis para a sua idade, nada mais justo que desfrutar do lado lúdico do carnaval ao lado da filhona amada – desenterrei minha camiseta de um antigo "uniforme" que já usei bastante (e, devido a uns quilinhos sedentários acumulados, ficou tão colada como nos Quadrinhos!) e tirei várias fotos ao lado da minha pequena "foliã-menina-mulher"...

Ainda no afã de manter as identidades secretas, um certo super-herói e sua heroína maior, a mais linda colombina-palhacinha que já pisou um carnaval...


19 comentários on ""Foliã-Menina-Mulher""

Tuka Siqueira on 11 de março de 2011 01:23 disse...

A fantasia parece linda. Independente dela gostar ou não, de brincar o carnaval ou sequer entender o seu significado, colocar uma fantasia e tirar um monte de fotos é bem bacana. Mais um momento legal para o álbum de recordações,

Abraços

Mãe Mochileira,filho malinha.. on 11 de março de 2011 19:18 disse...

Oiiii,td bom? n se preocupe,se depender de mim a tua identidade secrete ainda n será refelada,rsrs..preferi n publicar seus comentarios,pois n tenho como alterar a "assinatura" deles,e ai..já viu né?!rsrs.. ;-)
è bem verdade q a gente só volta a cair na folia depois que tem filhos,hehehe..e parabens pelo 1° dia da mulher da sua pequena!!
beijos e otima semana p vcs!!!

Marina Queiroz on 11 de março de 2011 19:41 disse...

SP
O que não faz uma Filha na vida de um super heroi?
Rendeu-se aos enfeites da menina e caiu também na folia momesca. E viva o poder das mulheres!!!!!!
A fantasia da pequena Filha ficou linda demais!
Escolhida com muito bom gosto e carinho, estas fotos ficam para a eternidade........
Obrigada pelos votos de felicidades. E nunca pense que sou sua ex leitora assídua.......rsrsrsrsrs
Li seu post anterior só que a folia de Momo não me deixou comentar muito nos blogues amigos.
Abraços

Chris Ferreira on 12 de março de 2011 02:10 disse...

Oi SP,
ela deve ter ficado muito linda nessa fantasia.
Fantasiar as nossas filhotas e tirar muitas fotos é muito legal. Curtir o lado lúdico dessa festa popular e aproveitar as marchinhas é bem divertido. É para se render mesmo!

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Kcau-Coisa de Garotos on 13 de março de 2011 11:50 disse...

Ê paizão babão! Imagino a tua cara de bobo vendo a bonequinha toda arrumada.
Queria te pedir um favor. Sei que estou me metendo no que é teu, mais preciso pedir:
É aquela tua playlist que fica carregando e trava aqui a minha carroçanet. Tem como ela carregar no modo opcional? Não quero ser chata, mesmo já sendo; mas fica difícil até quando eu estou em outro computador e quero comentar no teu blog. entendeu?
Bjim

Diários do Papai on 13 de março de 2011 18:14 disse...

Ai, ai, essa Kcau... Olha, apesar da sofrida "solicitação" sobre a música automática do lay, achava melhor você dar um upgrade nessa tua carroçanet, viu?! Rs. Já me habituei a contar os causos e croniquetas acompanhadas com fundo sonoro! E olha que acesso de vários PCs e nets e nunca vi problema em travar! Tenta mudar para o Mozilla ou o GoogleChrome: o IExplorer está totalmente ultrapassado! Abraço musical pra você!

Claudinha ੴ on 13 de março de 2011 19:34 disse...

Apaixonei!
Minha primeira fantasia foi de Pedrita e meu primo, um mês mais velho que eu, mas ambos com menos de 1 ano de idade, foi de Bambam... Gostei muito também de sua camiseta Papai! Tem que fazer uma pra Mamãe e uma pra Filhinha!
Parabéns para elas pelo Todo Dia da Mulher!
Beijos e muitos carnavais e roupinhas lindas...

*Aqui o shortinho curto foi motivo de bico do pai e de bocas abertas no salão. Aproveite as roupinhas e a Filhinha no colo, nem queira pensar em como é difícil... Ai, ai, ai!

Cris Bomfim on 13 de março de 2011 21:07 disse...

Primeiramente FELIZ ANO NOVO, SP. É verdade que me "esqueci" de que homens leem o blog também, e além da sua reivindicação recebi uma em alto e bom som do maridón, heheh, isso não se repetirá para não se transformar em criptonita e fazê-lo com que deixe de nos visitar.

Gostei de saber que mesmo imune ao gene da Vovó carnavalesca o SP caiu na festa com a filhota, linda as fantasias, e o importante é se divertir, sempre!

Feliz dia da mulher para suas duas princesas!

Bjs pros três!

Cris Bomfim on 13 de março de 2011 21:07 disse...

ops, melhor que princesas: suas heroínas!
hahhaha

Geovana Centeno on 13 de março de 2011 22:38 disse...

Pois é sou babona mesmo, mas acho que vou parar com o mesversario quando ela fizer 3 anos...ih tem mamaes que ultrapassam hehehe...sobre o carnaval, eu particularmente não gosto muito, mas quando se tem filhos acabamos nos rendendo "um pouco" claro...essa ano foi a primeira que levamos a Mariana, ate pra ela interagir mais com as pessoas, não ia comprar fantasia mas o meu marido ao contrario de ti hehehe, foi na loja e comprou a fantasia da Minnie, ficou linda, só não quiz colocar a tiara...ja meu filhote foi de pirata e aproveitaram bastante, fomos no clube e ainda bem que tinha poucas pessoas, não gosto de muvuca, assim as crianças brincaram bastante, a Mariana ao seu modo.
Obrigada pela visita, beijocas na filhota!

Tutitati on 14 de março de 2011 09:38 disse...

mesmo com a identidade secreta, dá pra ver que ficou uma fofura!
obrigada pela visitinha!
qto as "fofurices" envio para todo o Brasil e dependendo tem frete grátis.
bjs

Thatyane Siqueira on 14 de março de 2011 10:12 disse...

Ai que colombina ou palhacinha, ou as duas juntas mais linda! Pena que a sua identidade secreta não nos permita ver esse rostinho que deve ser a coisa mais "Gotosa"!

O João teve festa de carnaval na escola e voltou todo purpurinado, mas como programa para o feriado preferimos um sítio mesmo, que por sinal não foi nada "zen", tinham mais de 40 pessoas, todas da família, fazendo a maior farra...

Obrigada pela visitinha, adorei mesmo o comentário e se o Super Pai quiser revelar a identidade e levar a super família, é claro que cabe mais gente na festa!

Débora on 14 de março de 2011 13:48 disse...

Pela pequena amostra, sua pequena deve mesmo ter ficado uma graça. Quando se tem filhos, não dá mesmo pra se evitar essas coisas... a gente se rende mesmo a tudo o que é lúdico e o que possa fazer nossa prole feliz ! E os baixinhos adoram folia, embora não entendam direito o que se passam. Meu pequeno passeou todo orgulhoso de mosqueteiro e achei o máximo ver outras crianças fantasiadas. São ótimos momentos para guardar pra sempre... uma ótima semana pra vcs !

vovó-dinha disse...

Essa época carnavalesca pra quem gosta,é muito animada.E quando se tem pequeninos em casa queremos vê-los vestidos com uma fantazia mesmo que seja para nos alegrar e tirar fotos para o album. Eu sempre fazia ou comprava alguma coisa para vocês nessa época.Como eu gostava!
O Paizão e a mãezona mesmo sendo aversos ao carnaval, se renderam aos encantos e graça vendo a fofinha fantaziada.Ela ficou muito linda!
E a vovó-dinha? - babou, rs. rs.
bjos.

Lilian Amorim on 15 de março de 2011 14:59 disse...

Olá querido!!!
Quando vc escreve aqui, vc demora muito para postar? Sabe que acontece, eu só vejo a atualização do seu blog, muito atrás de outros e as vezes nem consigo perceber que teve atualização...
E aí, como está?
Estou esperando vc falar 10 coisas sobre o superpapai...rsrs
Que fofa sua filhota toda fantasiada. Pena mesmo é não poder ver o rostinho da superprincesinha.

Beijão

Diários do Papai on 15 de março de 2011 15:38 disse...

Escrevo semanalmente, cara Lílian, variando entre sexta e quarta (ainda colocarei um dia fixo, na hora que o tempo deixar, ré, ré!)! E promessa é dívida: até semana que vem coloco o selinho que você me ofertou com mais do SuperPai, rs!

Sílvia Renata on 15 de março de 2011 16:19 disse...

Como um bom super-heroi, manteve sua identidade secreta hehe Olha mesmo assim a fantasia ficou linda e que bom que vc curtiu tbm... Na minha cidade tbm nao há mais carnavais em clubes e como choveu todos os dias foi impossivel levar o Edu para curtir... Infelizmente meu pequeno folião nao pulou, não na avenida, mas pulou horrores em casa rsrsr
Abraços

Ilaine on 16 de março de 2011 05:31 disse...

Papai orgulhoso! Maravilhoso sentir este amor todo. Sua filha, sim, deve ser linda, linda. Carnaval é brincar, é ser feliz. Fazia um século que não escutava esta música. Beijo

Mamãe disse...

Ei, eu conheço esse corpinho! E esse corpão também!hehe. Esse foi o melhor carnaval da minha vida!Cheio de graça, beleza e fofura da menininha mais linda do mundo!Obrigada à vovô que arquitetou a fantasia e que fez de nossa filha a foliã mais animada do bloco!Beijos, papai!

Seguidores

 

Diários do Papai Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez