sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Ensinando e Poetizando


Diários do Papai, 15 de novembro de 2019

Sei que o dia dos professores foi, exatamente, há um mês. Mas como, por aqui, esse bloguinho foi tomado pelas postagens em alusão ao dia das crianças em outubro, somente agora teço esta pequena homenagem a todos aqueles que dedicam seu tempo e seu ofício a ensinar alguém - em especial àqueles do "sacerdócio" voltado para as crianças, e, mais particularmente, às "tias" do SuperTrio: nosso carinho amigo e abraço de agradecimento para, dentre outras, Cassandra (idolatrada pelo SuperFilho) e Laíssa (ambas dos SuperGêmeos) e Sandra ("- Meu nome é Sandra!", das eternas "polêmicas" provas... ré, ré).

E eu, também professor (embora jamais tendo trabalhado com crianças - meus alunos mais novos foram do Ensino Médio, no comecinho da carreira, quando lecionava Redação e Literatura), além de escritor nas horas vagas, peguei-me tendo que unir esses dois universos e criar dois textos numa atividade de revisão para a última prova de Português (da Tia Sandra!) da SuperFilha: geralmente costurando e adaptando exercícios da internet com algumas questões da minha cachola, vi-me em apuros quando precisei bolar uma interpretação de texto e não achava nenhum bom o bastante em que pudesse trabalhar palavras contendo S, SS, C, Ç, SC, X e XC.

O jeito foi o papai aqui improvisar e botar a veia poética a serviço do ensino doméstico! E, assim, inspirado particularmente pelas personalidades combinadas da Filha e da Filhotinha, o "eu-lírico" deu um jeito de misturar os clássicos vocábulos-exemplos da Ortografia estudada a algumas características fortes das minhas meninas (chegando até a "viajar para o futuro", já penando só em imaginar as duas, quando adolescentes, a surfar cheias de popularidade pelas redes sociais, ai, ai...) e nasceu o poema Excêntrica - não por acaso, "aula" desde o título, com o devido espaçamento para completar com "xc"!

Além dos outros espaços para os acertados preenchimentos, pela minha "aluna", com as letras solicitadas ao longo dos divertidos 11 tercetos hexassílabos (louco para lhe dar aulas disso também, ré, ré), ainda bolei algumas outras questões, a fim de explorar bem o nível da sua interpretação textual, que seguem ao final do poema e que podem ser utilizadas como forma de incentivo para que outros pais (viu, mamãe?) abusem da criatividade e pratiquem as tarefinhas dos seus superfilhos com seus próprios versinhos e criações... Garanto: assim é bem mais divertido!
Resultado de imagem para menina moleca

Excêntrica

Ela era excepcional:
Nasceu na diagonal
Viveu sem exceção.

Não fez concessão:
Só travou discussão
No que era essencial!

Assim ela cresceu:
Aqui e ali distorceu
Alguma expectativa

- Nem releu as assertivas:
Caçou uma alternativa
Marcou, entregou e desceu...

Tímida e extrovertida,
Ensaiava a partida
Nem bem aparecia

E, esperta, transcendia
Lições de Geografia
Sempre bem sucedida!

Se viu adolescente
Sem nenhum plebiscito
Leu algum fascículo

De relance somente...
Ela sobe em crescente
Soma de discípulos:

Uns seiscentos ou mais
Conscientes de tais
Digressões e curtidas...

Essa nasceu com a vida
Em nada ressentida
E acesa em castiçais

– Eu não lhe dou um décimo
Porque qualquer acréscimo
Nela será demais!

(Dilberto L. Rosa, 2019)



Português do Papai
1. Preencha os espaçamentos _ com S, SS, C, Ç, SC, X e XC.
2. Procure no dicionário e dê o significado de 5 palavras novas que você aprendeu com esse poema.
3. A personagem do poema é bem esperta – reescreva 4 versos que mostram bem isso.
4. Mas, às vezes, essa “esperteza” podia lhe prejudicar... Reescreva 5 versos que tratam dos problemas da personagem. 
5. Escreva novas palavras com G, J, S, Z, SS, SC, SÇ, XC e Ç (ao menos uma de cada).
 

Diários do Papai Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez